segunda-feira, maio 16, 2011

Bolão


O JOGO:
O jogo consiste em derrubar o maior número de pinos rolando 5 bolas em 4 canchas. Ao arremessar (rolar a bola), o jogador deve encostar a bola na pista até o final da zona de arremesso, que é de 6 metros, caso contrário a bola será considerada “queimada”. Caso o pino caia após a luz de indicação que os armadores foram acionados, este não será considerado como derrubado. Os técnicos (capitães) deverão passar as instruções ao jogador somente dentro da zona de técnicos, que é de 2 metros. Em jogos oficiais, o jogador tem no máximo 5 minutos para jogar as 5 bolas e sua bola será inspecionada passando-a por um arco para verificar se o diâmetro corresponde às medidas oficiais.
Uma cancha pode variar a forma de jogo em relação à outra. Por esse motivo, existe a chamada “experiência”, que é sempre a primeira bola. Se não forem derrubados todos os pinos na primeira bola, esta não será computada.
No Brasil, existem as Federações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, que promovem seus campeonatos regionais e disputam o campeonato nacional, sob a égide da Confederação Brasileira.
O número estimado de praticantes é de mais de 10 mil atletas no Brasil, o que o classifica na sétima posição em pesquisa da SEDE-MEC, publicada na revista Placar.

OS CAMPEONATOS:
Com o passar dos anos, adaptações diversas foram introduzidas, porém seus fundamentos não se modificaram. Em 12/12/1889 foi mudado o nome “Federação Central de Bolonistas Alemães” para “Federação Alemã de Bolonistas”. Em 1891, foram realizados os primeiros campeonatos alemães e o primeiro campeonato internacional com os EUA em três tipos de pista: Bohle, Asphalt e Bowling.
No Brasil, o esporte foi trazido pelos imigrantes alemães. Apresenta duas modalidades: Bolão 23, onde a bola tem 23 cm de diâmetro, e o Bolão 16, onde a bola apresenta 16 cm de diâmetro, podendo ser praticado por homens e mulheres.
A cancha apresenta 30 metros de comprimento (podendo variar) por 2 metros de largura. A pista onde se rola a bola possui 34 cm de largura, exigindo muita concentração do atleta. O peso da bola pode variar; uma bola relativamente boa apresenta entre 10 a 11 quilos, podendo ter 2 ou 3 furos. Os pinos, também chamados de “palitos”, apresentam 40 cm de altura e pesam em torno de 1,5 a 2 quilos, conforme o material usado. Estão dispostos a uma distância
de 35 cm um do outro e são no total de 9 pinos.



OS TIPOS DE BOLAS:
- Bola 23cm aglomerado: é o tipo mais comum usado nas competições, feita de aglomerado de madeira, formando uma liga super resistente, podendo ter dois ou três furos.



- Bola 23cm sintética: é feita com material sintético de alta resistencia, podendo ter dois ou tres furos.



Curiosidades:


JASC: o bolão é uma das modalidades esportivas praticadas na competitividades do JASC desde a sua primeira edição, em 1960. Sendo que, até 1974 foi disputado com bolas de madeira de 23 cm.


2 comentários:

  1. No dia 25/05 Rio Negrinho se mexe!! Vem ai o dia do desafio... pratique exercícios e acesse www.diadodesafio.com.br Qualidade de vida...e jogar bolão é ter tambem qualidade de vida...

    ResponderExcluir