segunda-feira, maio 16, 2011

História do Bolão


O Bolão é uma das modalidades esportivas mais antigas em disputa, a primeira descrição clara do jogo de Bolão encontramos no "Renner" de Hugo Von Trimberg, Reitor em Bamberg, entre 1260 e 1309. Pelo início do século XVI, Murner escreveu a poesia alegórica intitulada "O Jogo do Bolão da Dissidência da Fé", 1522. Desse título pode-se deduzir que o jogo de Bolão era, na época, bastante difundido. Bem cedo, o jogo de Bolão devia ter se espalhado da Alemanha para a França, os Países Baixos e para a Inglaterra.

No Brasil, ele veio com a imigração alemã de 1806 a 1871, inicialmente em Nova Friburgo, São Leopoldo, Rio Negro (Paraná), Mafra, Pernambuco, Petrópolis. Entre 1850 e 1859 em Blumenau, Joinville e Brusque.

Em Blumenau, ele teve início com a fundação em 1859 do Schützenverein Blumenau, hoje Tabajara Tênis Clube. Temos também registros datados de 1893 em que consta sua prática no Geselliger Verein Teutônia, hoje S.E.R. Ipiranga.

Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, o Bolão foi introduzido já na sua primeira edição em 1960 na cidade de Brusque. Até o ano de 1974 ele foi disputado com bolas de madeira de diâmetro de 23 cm. A partir daquele ano, deu-se as disputas com a bola de fibra com 16 cm de diâmetro.

O Bolão 16 foi inicialmente praticado em São Paulo em 1969 organizou-se um Campeonato Brasileiro com a participação de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com o intuito de introduzir esta modalidade em todas as Federações do país, pois até então somente São Paulo o praticava. Em Santa Catarina, houve uma rápida adaptação dos atletas e já em 1972 nos sagrávamos Campeões Brasileiros, com uma equipe praticamente toda de blumenauenses.

A modalidade começou a ganhar força e adeptos em Santa Catarina através de um trabalho realizado pela Federação Catarinense de Bocha e Bolão, que formou um grupo de atletas e viajou pelo estado divulgando e instruindo os demais clubes, introduzindo assim o Bolão 16 em todas as regiões.

Assim tivemos o início dos campeonatos estaduais a partir de 1972 e em 1974 a modalidade estreou nos Jogos Abertos de Santa Catarina, na cidade de Criciúma, tendo Blumenau como seu primeiro Campeão.

O Bolão 16 hoje, é uma modalidade de prática mundial, prova disto foi o Campeonato Mundial realizado em Luxemburgo no ano de 1995, onde tivemos a participação do Brasil, Itália, Holanda, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, Argentina e Luxemburgo. A grande conquista foi brasileira, com o atleta paulista Rogério Arkie, sagrando-se Campeão Mundial Individual. Em 1999 o Brasil novamente participou do mundial que foi realizado na cidade de Senigália / Itália, no qual nosso país conquistou a quarta colocação em Duplas masculinas formada pelos atletas catarinenses Alfeu de Souza Roepke Júnior e Clever Ricardo Passig. Por equipe conquistamos o quinto lugar entre doze países participantes.

Bolão é um esporte que se enquadra perfeitamente nas demais modalidades esportivas salutares e de real proveito para a saúde do povo. Baseia-se ainda, nos preceitos da camaradagem, dignidade e cavalheirismo. O esporte de Bolão exige a movimentação de toda a musculatura, de todas as articulações; tonifica o coração, os pulmões e o sistema nervoso, e contribui ao mesmo tempo, para que o praticante desta modalidade esportiva exercite o domínio da vontade dos sentidos em proveito da perfeita educação, de um caráter equilibrado, reto e jovial.


"Dito esporte pode ser praticado em qualquer estação do ano, por homens, mulheres, jovens e adultos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário